Notícias

AP: Atendimento Digital do INSS beneficia indígenas e outros trabalhadores

Atendimento é fruto de Acordo entre o INSS e Prefeitura Pedra Branca do Amapari
publicado: última modificação:
Waiãpis em ação do INSS e FUNAI

Waiãpis em ação do INSS e FUNAI

Mais de cinco mil indígenas de 48 aldeias da etnia dos Waiãpis, que residem no Parque Nacional do Tumucumaque, além de outros trabalhadores da região, serão beneficiados com a inauguração do Centro de Atendimento Digital da Prefeitura Municipal de Pedra Branca do Amapari (PMPBA), que atuará em parceria com Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O evento ocorrerá no dia 1º de maio, data de criação daquele município.

Essa modalidade de atendimento, que acolhe recomendação do Ministério Público, é fruto de Acordo de Cooperação Técnica (ACT) firmado  entre o INSS em Macapá (AP) e a Prefeitura Municipal de Pedra Branca do Amapari (PMPBA). O objetivo desse acordo é proporcionar mais comodidade aos segurados, que não precisarão se locomover até a Agências do INSS, na capital ou em outros municípios, para dar entrada em requerimentos de benefícios previdenciários.

O Acordo de Cooperação Técnica (ACT) prevê os seguintes atendimentos no modulo digital: aposentadoria por idade, urbana ou rural, aposentadoria por tempo de contribuição, pensão por morte, auxilio reclusão, beneficio assistencial ao idoso e ao deficiente, salário-maternidade urbano e rural, certidão de tempo de contribuição, revisão de benefícios, extrato previdenciários, recurso à JRPS e cópias de processos.

Informações para a imprensa:

SCS/AP
(96) 4009-2340 / 99911-8188 (Aluizio Cardoso)

Tags: