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Atendimentos da assistente Helô, do Meu INSS, chegam a 1 milhão

ASSISTENTE VIRTUAL

Chatbot foi lançado em 7 de maio deste ano e está disponível no app e no site
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Desde que foi lançada em 7 de maio deste ano, a assistente virtual Helô, do Meu INSS, já realizou cerca de um milhão de atendimentos. Uma média diária de 21,9 mil cidadãos tiraram dúvidas ou fizeram consultas de processos sobre seus requerimentos (15,75%), busca de informações sobre atendimento nas agências (9,61%), serviços (8,66%), resultado de perícias médicas (6,43%), auxílio-doença (6,13%), entre outros.

É possível falar com a Helô pelo chatbot tanto pelo site do Meu INSS (gov.br/meuinss) quanto pelo celular, em aparelhos com sistema Android e iOS. Ao ser acessada, a Helô solicita apenas duas informações: nome e CPF.

A assistente virtual fica disponível em um balão de chat que aparece no canto inferior direito da tela. Depois de realizar o atendimento, o cidadão é questionado se conseguiu encontrar o que procurava, para que a ferramenta seja constantemente aprimorada, e pode avaliar o atendimento, atribuindo de uma a cinco estrelas.

A assistente possui um banco de respostas já definidas para cada situação específica indicada e tem auxiliado os usuários durante a pandemia de Covid-19, tendo em vista que o atendimento presencial está temporariamente suspenso em todas as agências do INSS, devido à decretação de situação de emergência de saúde pública em todo o país.