Certidão de Inexistência de Dependentes Habilitados à Pensão por Morte

publicado 4 de novembro de 2018 16:04, última modificação 14 de junho de 2019 14:45

Serviço que permite ao cidadão solicitar ao INSS o documento que comprova não possuir dependentes habilitados à Pensão por Morte.

Para ter acesso a este serviço, não é necessário comparecer a uma unidade do INSS (a solicitação e o recebimento podem ser feitos diretamente pela web).

 Quem pode utilizar esse serviço?

  • Cidadão que precisa comprovar que não possui dependentes habilitados a receber Pensão por Morte

 

Etapas para realização desse serviço

1. Solicitação do serviço:

  • Acesse o site do Meu INSS
  • Faça login no sistema, escolha a opção Agendamentos/Requerimentos, Clique em “Novo requerimento”, digite no campo “pesquisar” a palavra “pensão” e selecione o serviço desejado.
  • O segurado será previamente comunicado nos casos em que for indispensável o atendimento presencial para comprovar alguma informação.

2. Acompanhe o andamento pelo Meu INSS, na opção Agendamentos/Requerimentos.

 

Documentos originais necessários

  1. Documento de identificação do requerente;
  2. Certidão de óbito.

Caso solicitado

  1. Procuração ou termo de representação, documento de identificação e CPF do procurador ou representante;

 

Outras informações

Veja alguns serviços do Meu INSS:

 

Canais de prestação

gov.br/meuinss

Telefone 135

Aplicativo Meu INSS: Google Play, App Store

 

Ficou alguma dúvida?

Em caso de dúvidas, ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135.

O serviço está disponível de segunda a sábado das 7h às 22h (horário de Brasília).