Notícias

Câmara Municipal de Brumadinho auxilia população com atendimento do INSS 

Acordo de Cooperação Técnica foi assinado entre INSS e Câmara Municipal de Brumadinho
publicado: última modificação:

Desde segunda-feira (25), o Serviço de Atendimento ao Cidadão (Serac), órgão ligado à Câmara Municipal de Brumadinho (MG), está auxiliando a comunidade local a requerer benefícios previdenciários e assistenciais. A iniciativa está prevista no Acordo de Cooperação Técnica (ACT), assinado entre o INSS e a Câmara Municipal, em 15 de fevereiro.

O ACT engloba os serviços de aposentadorias, auxílio-reclusão, pensão por morte, salário maternidade, recurso, revisão, cópia de processo, Certidão de Tempo de Contribuição (CTC) e benefícios assistenciais (BPC/LOAS).

Com esse acordo, a população de Brumadinho tem mais uma facilidade para acessar os serviços oferecidos pelo INSS. Os servidores do Serac, que foram capacitados pelo INSS na semana passada, realizam procedimentos de operacionalização, que incluem protocolo e autenticação de documentos.

O Serviço de Atendimento ao Cidadão funciona na Praça da Paz Carmem de Oliveira, s/n, bairro São Conrado, no horário de 8h às 17h. Desde o final de janeiro de 2019, após o rompimento da Mina Córrego do Feijão, o INSS está disponibilizando servidores do Instituto para fornecerem orientações e informações no Serac da Câmara, junto com outras instituições públicas. O ACT é uma segunda etapa da parceria.

INSS Digital – Com o novo modelo de atendimento da Autarquia – o INSS Digital, os processos se tornam eletrônicos, acabando com os processos físicos em papel. No momento do atendimento, o segurado tem a sua documentação digitalizada sem precisar deixar cópia dos documentos, seja no INSS ou na instituição parceira. Outra vantagem é a tramitação eletrônica do processo, que pode ser acompanhada pelo segurado no endereço inss.gov.br (na opção Consulta de situação de benefício). Os segurados podem utilizar ainda o Meu INSS (meu.inss.gov.br), que está disponível em aplicativo de celulares e na web.

Parcerias – O INSS Digital abrange também o estabelecimento de parcerias entre o Instituto e organizações representativas, como a Câmara Municipal, para facilitar o acesso aos serviços e ao reconhecimento dos direitos dos cidadãos. Com isso, o usuário vinculado a uma dessas organizações passa a fazer o pedido de benefício diretamente na entidade, sem precisar ir a uma Agência do INSS. Os processos relativos a essas parcerias são enviados eletronicamente para as Centrais de Análise, unidades que trabalham exclusivamente com análise dos requerimentos eletrônicos e que funcionam nos espaços internos administrativos do INSS.

Ações – A assinatura do ACT com a Câmara de Brumadinho veio se juntar a uma série de ações implementadas pelo INSS para atender a população atingida pelo rompimento da barragem em Brumadinho, ocorrido em 25 de janeiro. Entre elas, o Instituto reforçou o atendimento da Agência local; disponibilizou servidores do Serviço Social, que começaram a atender comunidades como Córrego do Feijão e Parque das Cachoeiras; abriu agenda de perícia médica na Agência local e antecipou o pagamento dos benefícios previdenciários e assistenciais para os segurados do INSS que moram no município de Brumadinho.

Informações para a imprensa

Assessoria de Comunicação Social
Superintendência do INSS Sudeste II
(31) 3249-5025/ 5038