Notícias

Decreto garante antecipação dos benefícios do INSS para Brumadinho

Publicado em edição extra na última sexta-feira (8), decreto atenderá mais de mil pessoas direta ou indiretamente afetadas pelo rompimento de barragem
publicado: última modificação:

O governo federal decidiu antecipar o pagamento de benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a moradores do município de Brumadinho (MG). A medida deve beneficiar mais de mil pessoas que contam com benefícios previdenciários e assistenciais, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS).

A decisão, que havia sido anunciada na última quinta-feira (7), pelo porta-voz da Presidência da República, Otávio Rêgo Barros, foi confirmada pelo decreto 9.700, publicado no Diário Oficial de 8 de fevereiro de 2019.

De acordo com o texto, que altera o regulamento da Previdência Social, os benefícios podem ser antecipados excepcionalmente, nas hipóteses de estado de calamidade pública, reconhecidas por ato do Poder Executivo Federal.

A medida valerá para todos os beneficiários registrados no município, independente de terem sido direta ou indiretamente afetados pela tragédia. A decisão é uma das ações tomadas pelo governo federal para garantir socorro e assistência à população de Brumadinho, município que em 25 de janeiro foi atingido pela ruptura da barragem do Córrego do Feijão.

O Comitê de Gestão e Avaliação de Respostas a Desastres do Governo Federal prossegue nos trabalhos de articulação dos esforços em apoio a Minas Gerais.

 

Saiba mais:

INSS faz ação especial para familiares e vítimas de tragédia em Brumadinho (MG)

 

Informações para a imprensa
ASSESSORIA ESPECIAL DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
(61) 3412-2545 / 3412-2547
MINISTÉRIO DA ECONOMIA