Notícias

Exposição pelo Dia Nacional do Aposentado conta história do INSS

Mostra traz publicações históricas da Comunicação Social
publicado: última modificação:

A Seção de Comunicação Social do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no Pará promove, esta semana, uma exposição de antigas publicações institucionais, na sede da Gerência-Executiva Belém. A mostra é alusiva ao Dia Nacional dos Aposentados, comemorado pelo INSS em 24 de janeiro. A exposição conta a história do sistema previdenciário no Brasil, iniciada pelo Decreto 4.682, de 24 de janeiro de 1923, mais conhecido como Lei Eloy Chaves. As publicações, de âmbito nacional e estadual, fazem parte do acervo de trabalho da Comunicação Social e datam de 1994 a 2017. E relembram momentos importantes na história dos servidores.

Da microfilmagem para a era digital – O gerente-executivo do INSS, Wilson Gaby, visitou a mostra nesta segunda-feira (22). Servidor há 34 anos, Gaby frisa que o importante na exposição é mostrar o histórico de evolução da Previdência Social Brasileira, nesses 95 anos, revelando cada momento vivido pelas pessoas que fazem esse trabalho. O gerente destacou a colaboração da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev) nessa história, lembrando o início da informatização do sistema previdenciário no Brasil, a partir de 1994. Ele recorda que “quando se queria guardar um arquivo, era preciso usar microfilmagem de documentos, para armazenar as informações para futuras pesquisas”, detalhou.

Segundo Gaby, agora, com a chegada do projeto digital, o segurado recebe o atendimento rápido e seguro, sendo possível o acompanhamento do processo pela internet. O servidor Elizeu Costa, que trabalha há mais de 30 anos no INSS, contou que a ideia de apresentar a história da Previdência Social, desde os primórdios até os tempos atuais, é muito boa, pois muitos dos servidores não conhecem a trajetória: “Essa exposição mostra um pouco disso. Chegamos aos 95 anos e realmente a ideia de mostrar essa história é interessante”, diz o servidor.

Exposição – A amostra é iniciativa da Seção de Comunicação Social do INSS em Belém com o objetivo de resgatar a lembrança da história do Instituto por intermédio de publicações internas da Comunicação Social nas últimas três décadas. “Fizemos esta exposição com o intuito de levar o visitante por uma viagem, em uma linha do tempo, e figurar o contraste entre o antigo e o contemporâneo no atendimento ao segurado no decorrer das décadas – com a utilização na elaboração do painel de antigas ferramentas de trabalho, como disquetes e negativos de filmes, por exemplo”, comentou a assessora de comunicação, Cellayne Brito.

(SCS/PA)

E-mail: comsoc.belem@inss.gov.br
Telefone: (91) 3216-5177

Tags: ,
Categorias: