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INSS começa receber pedidos de benefícios sem agendamento

Início será com Salário Maternidade e Aposentadoria por Idade urbanos
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A partir desta segunda feira, (21) o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa a formalizar pedidos de benefícios sem a necessidade de agendar o comparecimento do segurado nas agências do Instituto. A medida vale inicialmente para os benefícios de Salário Maternidade e Aposentadoria por Idade urbanos.

O objetivo do INSS é reduzir o tempo de espera pela conclusão da análise dos requerimentos, com a eliminação dos prazos de agenda. Com a mudança, o segurado vai acessar o Meu INSS (inss.gov.br) ou ligar para o 135 – ou, em último caso, ir a uma agência para fazer o pedido. Nesses casos, ao invés de agendar uma data para ser atendido, vai receber direto o número do protocolo de requerimento, eliminando a etapa do agendamento.

Nos casos em que as informações previdenciárias necessárias para o reconhecimento do direito já constarem nos sistemas do INSS, será possível a concessão automática do benefício, com a liberação da Carta de Concessão. O documento será enviado para a residência do segurado pelos Correios (AR). A expectativa do INSS é que cerca de 15 a 20% dos requerimentos desses benefícios sejam concedidos na hora.

Caso seja necessário apresentar algum documento, o cidadão será chamado para ser atendido em uma agência perto da sua residência. Em breve, outros benefícios também passarão a ser solicitados dessa forma.

O Chefe de Divisão da Área de Atendimento do INSS, José Francisco da Silva Neto, ressaltou que o segurado terá mais conforto em realizar o requerimento em casa pelo Meu INSS (inss.gov.br) ou telefone 135. Ele acrescentou que equipes da Diretoria de Atendimento do INSS estarão de plantão, a partir do dia 21 de maio, nas Centrais Telefônicas do 135 e nas principais agências do país, para acompanhar a entrada da operação do requerimento de benefícios sem agendamento.

Do mesmo modo, foi feito um levantamento de demandas da Central 135 de forma a identificar horários de pico e fluxos de atendimento. As Centrais  funcionam de segunda a sábado, de 7 às 22 horas. E, nessas 15 horas de atendimento, há horários, no início da manhã e fim do dia ou início da noite, cuja demanda é menor e podem ser aproveitados pelos segurados.

Seu INSS

O fim do agendamento desses benefícios também vai abrir espaço para que vários serviços, que antes eram atendidos de forma espontânea,  passem a ser realizados com dia e horário marcados. Basta que o interessado faça o agendamento pelo pelo Meu INSS ou pelo telefone 135. Confira a lista dos novos serviços agendáveis abaixo.

Meu INSS já tem mais de sete milhões de usuários cadastrados e é acessível pelo computador ou celular.

 

Lista dos serviços que passarão a ser atendidos com agendamento:

  • Alterar meio de pagamento
  • Atualizar dados cadastrais do beneficiário
  • Atualizar dados do Imposto de Renda – Atualização de dependentes
  • Atualizar dados do Imposto de Renda – Declaração de Saída Definitiva do País
  • Atualizar dados do Imposto de Renda – Retificação de DIRF
  • Cadastrar Declaração de Cárcere
  • Cadastrar ou atualizar dependentes para Salário-família
  • Cadastrar ou Renovar Procuração
  • Cadastrar ou Renovar Representante legal
  • Desbloqueio do Benefício para Empréstimo
  • Desistir de Aposentadoria
  • Emitir Certidão de Inexistência de Dependentes Habilitados à
  • Pensão por Morte
  • Emitir Certidão para saque de PIS/PASEP/FGTS
  • Reativar Benefício
  • Reativar Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência suspenso por inclusão no mercado de trabalho
  • Renunciar cota de Pensão por Morte ou Auxílio-Reclusão
  • Solicitar Pagamento de Benefício não Recebido
  • Solicitar Valor não Recebido até a Data do Óbito do Beneficiário
  • Suspender Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência para inclusão no mercado de trabalho
  • Transferir Benefício para outra Agência

 

Informações para Imprensa:

ACS/INSS

(61) 3313 4800

 

 

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