Notícias

INSS Digital é implantado em Dores do Indaiá

Unidade atende ao público das 7h às 17h na Praça Waldemar de Almeida Barbosa, 19, no Centro
publicado: última modificação:

A partir desta terça-feira (19), mais uma Agência do INSS passa a atender o público por meio de uma nova modalidade de atendimento – o INSS Digital, dessa vez em Dores do Indaiá (MG). “Com esse novo modelo, os processos se tornam todos eletrônicos, acabando com os processos físicos em papel. No momento do atendimento na Agência, o cidadão tem a sua documentação digitalizada sem precisar deixar cópia dos documentos no INSS”, explica o gerente-executivo do INSS em Divinópolis, Pacífico Lucas.

Outra vantagem do INSS Digital é a tramitação eletrônica do processo, que pode ser acompanhada pelo segurado. A Agência de Dores do Indaiá é a primeira da região Centro-Oeste de Minas a implantar o INSS Digital. A unidade atende ao público das 7h às 17h na Praça Waldemar de Almeida Barbosa, 19, no Centro.
A previsão é que o INSS feche o ano com 300 agências adaptadas ao modelo digital, o que representa quase 20% das unidades do Instituto em todo o país.

Parcerias – O INSS Digital abrange também o estabelecimento de parcerias entre a Autarquia e organizações representativas, públicas ou privadas, para facilitar o acesso aos serviços e ao reconhecimento dos direitos dos cidadãos. Com isso, o segurado vinculado a uma dessas organizações passa a fazer o pedido de benefício diretamente na entidade, sem precisar ir a uma Agência do INSS. Os processos relativos a essas parcerias serão enviados eletronicamente para os polos de análise, unidades que trabalham exclusivamente com requerimento eletrônico e que funcionam nos espaços internos administrativos do INSS nos estados.

Meu INSS – O projeto INSS Digital é a base de um processo mais amplo cujo objetivo é facilitar a vida do cidadão, de forma que tenha acesso aos benefícios e serviços do INSS, sem precisar se deslocar até o INSS. Além disso, por meio dos canais remotos (internet e Central de Teleatendimento 135), o cidadão pode acompanhar, em tempo real, as etapas da análise dos seus processos.
Um dos produtos do INSS Digital é o Meu INSS (meu.inss.gov.br), que oferece serviços pela internet, como realização de agendamento, consultas, retirada de extratos e envio de documentos digitalizados para agilizar o atendimento no dia agendado. O aplicativo Meu INSS também está disponível para celulares com sistema operacional Android.
Além do aplicativo do Meu INSS, o cidadão pode agendar atendimento na Agência de Dores do Indaiá na Central 135. A ligação é gratuita de tefone fixo e tem custo de ligação local, se feita de celular.

 

Veja também

INSS Digital: Instituto e OAB/MG assinam Acordo de Cooperação Técnica

INSS Digital é implantado na Agência de Montes Claros (MG)

 

Informações para a imprensa:
Cássia Borges
(37) 3690-4602