Notícias

INSS do Rio recebe visita de vice-ministro de seguridade social da China

 You Jun conheceu as instalações da Agência de Copacabana, os serviços e o processo de transformação digital do Instituto
publicado: última modificação:

Aproveitando a estada no Brasil para os encontros do BRICS – grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – o vice-ministro de recursos humanos e seguridade social da China, You Jun, visitou, na manhã desta quarta-feira (18), a Agência da Previdência Social (APS) de Copacabana, na cidade do Rio de Janeiro. Recepcionado pelo Diretor de Atendimento, Castro Júnior, e pelo Gestor da Gerência Executiva Rio-Centro, Caio Figueiredo, a comitiva chinesa conheceu as instalações e as mudanças na forma de requerimento, atendimento, análise e concessão dos serviços previdenciários e de assistência social após o processo de transformação digital do INSS.

De acordo com o ministério chinês, You Jun se envolve em estudos de seguridade social há muito tempo, e está bastante interessado no modelo latino-americano do sistema, principalmente no desenvolvimento mais recente da política de seguridade brasileira.

Muito interessado e atento às complexidades do sistema nacional, o vice-ministro recebeu uma apresentação feita pela Diretoria de Atendimento (DIRAT) que mostrou os números comparativos que evidenciam as principais mudanças ocorridas no Instituto após digitalização das etapas e demandas que constituem a concessão dos benefícios.

A palestra mostrou também as funcionalidades do aplicativo Meu INSS e a Central 135, algumas formas de cálculo de benefícios específicos e as agilidades que acometem o atendimento através de Acordos de Cooperação Técnica (ACTs), que vem crescendo no Instituto. Ao conhecer as instalações da agência, a comitiva chinesa também pôde perceber quais serviços continuam sendo presenciais e como funciona o serviço de uma APS após as transformações.

Para o Diretor de Atendimento, Castro Júnior, esse encontro é uma “oportunidade boa para mostrar o planejamento e as entregas da transformação digital que ocorre em 2019. Esse tipo de evento é bom para compartilhar diferentes ideias e percepções” afirmou.

O Gerente Executivo Caio Figueiredo destacou que “a escolha do Rio como praça dessa visita mostra a importância e a visibilidade nacional e internacional que a cidade mais conhecida do país tem, e com o INSS não é diferente”.

Além do vice-ministro, a comitiva foi composta por diretores do ministério como: o Diretor-Geral Adjunto do Centro de Informações, Dong Yingshen, o Diretor-Geral Adjunto do Departamento de Pensão de Idosos, Qi Tao, a Diretora Geral Adjunta do Departamento de Cooperação Internacional, Qian Xiaoyan, o Diretor Adjunto do Escritório Geral, Hua Jun, e a Diretora de Relações Bilaterais do Departamento de Cooperação Internacional, Wu Jingjing.

Assessoria de Comunicação do Rio de Janeiro (RJ)
contato: (21) 2220 5661 | comsocrj@inss.gov.br

 

Tags:
Categorias: ,