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INSS em Aracaju (SE) e prefeituras de Sergipe assinam Acordo de Cooperação Técnica

Objetivo é a implantação do novo modelo de atendimento, o INSS Digital

Nesta sexta-feira (18), a Gerência-Executiva do INSS em Aracaju (SE), junto com a Superintendência do Instituto no Nordeste, realizaram cerimônia de assinatura do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre o INSS e 70 Prefeituras de Sergipe para a implantação do novo modelo de atendimento, o INSS Digital.

A assinatura desse acordo tem como principal objetivo permitir que as prefeituras e entidades a elas vinculadas, credenciadas para este fim, realizem, em favor de seus representados, o requerimento de serviços do INSS, tais como: aposentadoria por idade rural e urbana, aposentadoria por tempo de contribuição, pensão por morte, auxílio-reclusão, salário-maternidade. Também estarão disponíveis: cópia de processos, atualização de cadastro, Benefício de Prestação Continuada (BPC), auxílio-doença, além de revisão de benefício e recurso.

A partir deste ACT, a Prefeitura criará um espaço com infraestrutura para atendimento ao público. O INSS vai capacitar os representantes das prefeituras e fornecer acesso aos sistemas que permitirão digitalizar documentos e protocolar os requerimentos dos segurados. Do mesmo modo, o acesso aos sistemas digitais vai permitir acompanhar a tramitação dos processos pela internet.

Para o gerente-executivo Raimundo Brito, “hoje é um dia histórico para a Gerência-Executiva do INSS em Aracaju (SE), pois, ao firmarmos esse Acordo de Cooperação Técnica com as 70 prefeituras sergipanas, daremos um grande passo rumo à modernidade do INSS, proporcionando mais conforto para os nossos segurados, maior celeridade na análise dos benefícios, economia com deslocamento da população para outros municípios e tantas outras vantagens que promoveremos para a sociedade sergipana com a utilização do INSS Digital em nosso Estado”.

O Acordo de Cooperação Técnica com 70 prefeituras de Sergipe visa a facilitar o acesso aos serviços e ao reconhecimento dos direitos dos cidadãos. Com isso, os servidores vinculados às prefeituras dessas cidades poderão fazer os pedidos de benefício diretamente à prefeitura, sem precisar ir a uma agência do INSS. Os processos relativos a essas parcerias são enviados eletronicamente para os polos de análise, unidades que trabalham exclusivamente com requerimento eletrônico e que funcionam nos espaços internos do INSS nos estados.

Informações para a Imprensa:

Assessoria de Comunicação Social do INSS/SE

Contato: (79) 3205-9236

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