Notícias

INSS na luta pela inclusão das pessoas com deficiência

Programa de Educação Previdenciária e Reabilitação Profissional mobilizam em ações do Dia D
publicado: última modificação:
Retrato do atendimento em um balcão. Duas servidoras de branco conversam com um senhor que usa boné e camisa vermelha.

Participação do INSS no Dia D em 2015 na sede da FUNTRAB - Fundação do Trabalho do Mato Grosso do Sul

O INSS participa do Dia D de Inclusão Social e Profissional das Pessoas com Deficiência e Reabilitados, que acontecerá na próxima sexta-feira (29) em âmbito nacional. As equipes da reabilitação profissional e do Programa de Educação Previdenciária (PEP) da região Norte/Centro-Oeste (SR-V) já estão preparadas para atuar no evento, organizado pelo Ministério do Trabalho.

O papel do INSS na ação é de aproximar empresas, que ofertam vagas, e os segurados reabilitados para a sua reinserção no mercado de trabalho, gerando toda uma cadeia produtiva e de geração de renda.

As ações são diversas e vão desde palestras do PEP até orientação sobre reabilitação a empresas e segurados, por meio de cadastro de vagas ofertadas.

 
Atuação sincronizada
Em Macapá (AP), o evento acontecerá das 8h às 13h, no prédio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), no bairro Santa Rita, com palestras sobre os direitos previdenciários e a reabilitação profissional com orientação para as pessoas com deficiência.

Em Campo Grande (MS), acontecerá no auditório do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI), das 13h30 às 17h, o painel ‘Reabilitação Profissional do INSS e a volta dos trabalhadores para o mercado de trabalho’.

Ao norte do Tocantins, em Araguaína (TO), a equipe de reabilitação profissional será a responsável pelo cadastro de segurados para as vagas ofertadas pelas empresas e acontecerá, a partir das 8h, no prédio do Sistema Nacional de Emprego (Sine).

Em Goiânia (GO), a ação acontecerá na quinta-feira (28), no Mercado Popular da 74, próximo ao Estádio Olímpico, e será de responsabilidade do serviço de reabilitação profissional que facilitará a contratação dos segurados reabilitados por empresas que precisam cumprir a cota de contratação de pessoas com deficiência.

 
Conscientização constante
Já em Porto Velho (RO) o evento aconteceu na última sexta-feira (22), no prédio onde funciona o ‘Tudo Aqui’, no centro da capital.

Lá, o PEP informou e orientou os presentes sobre os benefícios previdenciários, assistenciais e os procedimentos para requerê-los.

Na ocasião, distribuíram materiais informativos sobre Central 135 e Meu INSS e cartilhas e panfletos dos benefícios previdenciários, destacando os canais remotos para agendar o atendimento.

 
Serviço
Quinta-feira (28/9)
GO: Goiânia: Mercado Popular da 74, próximo ao Estádio Olímpico

Sexta-feira (29/9) 
AP: Macapá: 8h às 13h, no prédio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), no bairro Santa Rita
MS: Campo Grande: 13h30 às 17h: auditório do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI): painel ‘Reabilitação Profissional do INSS e a volta dos trabalhadores para o mercado de trabalho’
TO: Araguaína: a partir das 8h: Sistema Nacional de Emprego (Sine)

 
Acesse
Dia D: INSS participa de 4ª edição
Ministério do Trabalho orienta pessoas com deficiência sobre o acesso às vagas disponíveis no mercado
Ministério promove Dia D de Inclusão de Pessoas com Deficiência
Saiba mais sobre o Dia D e acompanhe onde as ações acontecem

 
Informações para imprensa:
Assessoria de Comunicação Social da Superintendência Regional Norte/Centro-Oeste (SR-V) do INSS
Verônica Assumpção
Contato: (61) 3319-2673
 
Entre em contato com as equipes de Comunicação do INSS.