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INSS no Nordeste realiza mutirão nas 23 Gerências-Executivas no último sábado (13)

Ação mobiliza mais de 600 servidores e atende 1.215 pessoas
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Tendo como objetivo principal oferecer um rápido atendimento nas agências com grandes demandas e o adiantamento de processos represados, além da digitalização de recursos para o sistema, a Superintendência Regional do INSS no Nordeste (SR-IV) por intermédio da Divisão de Atendimento, realizou pela primeira vez na região, mutirões simultâneos nas 23 gerências-executivas de sua área de abrangência.

O Dia N aconteceu no último sábado (13) com a participação voluntária de mais de 600 servidores de todas as áreas da Instituição. No total foram trabalhadas 3.193 tarefas, sendo 2.200 concluídas e 973 em exigência. Foram atendidos 1.215 segurados com antecipação de agenda. Para dar suporte aos servidores que trabalharam a DataPrev disponibilizou uma equipe exclusiva de plantão.

São Luís trabalhou 813 tarefas no GET, Maceió 461 e Teresina 381. Foram 400 atendimentos presenciais em Fortaleza e 300 em São Luís. Já Salvador realizou 163 antecipações e Maceió digitalizou 300 processos. Também foram realizadas ações de ouvidoria, implantação de benefício judicial e cumprimento de recurso. Nas agências Comércio e Bonfim, por exemplo, o mutirão durou dois dias (13 e 14/04) e oito servidores foram designados para atender segurados. De acordo com Liliam Aragão, chefe do Serviço de Atendimento da Gerência-Executiva Salvador, as unidades não funcionaram para o atendimento espontâneo, somente os agendados. O agendamento pôde ser feito via Central 135 e pelo Meu INSS.

Na Gerência Campina Grande, o “Dia N” priorizou a Análise de requerimentos de benefícios de Salário Maternidade e Pensão por Morte (Urbanos e Rurais) que estavam pendentes na Central de Análise, onde em 16 Agências (dentre as 19 abrangidas pela GEXCPG), os servidores que voluntariamente participaram do Dia N conseguiram analisar um total de 401 requerimentos de Benefícios Pendentes, tendo a GEX Campina Grande analisado a maior quantidade de processos em termos relativos, e a segunda Gerência Executiva a analisar mais processos em termos absolutos, considerando todas as 23 Gerências do Nordeste. Nas palavras do Gerente-Executivo, Jobson Sales, “com mais esta ação do “Dia N”, a Gerência Executiva do INSS em Campina Grande reitera seu compromisso com a melhoria da qualidade dos serviços prestados aos cidadãos, uma vez que a melhoria da eficiência nas respostas aos postulados dos requerentes está intrinsecamente relacionada com a melhoria da qualidade do serviço em geral”, pontuou.

Na Gerência São Luís para atender os segurados que necessitavam dar entrada em seus requerimentos foram abertas 250 vagas para protocolo de benefícios rurais e urbanos de aposentadorias, salário-maternidade, pensão por morte e BPC. Os atendimentos foram concentrados em duas Agências localizadas na capital maranhense. Na Agência Deodoro, uma atenção especial aos filhos das seguradas que enquanto as mães aguardavam o atendimento tinham um espaço especialmente a eles com brinquedos e livros. Simultaneamente ao atendimento presencial cerca de trinta servidores da Gerência-Executiva e Agências da capital e interior atuavam na análise dos processos que aguardam conclusão no Gerenciador de Tarefas (GET) com o objetivo de reduzir o tempo de espera e dar uma resposta ao segurado que aguarda o reconhecimento de seu direito.

Segundo o chefe da Divisão de Atendimento, Roberto Braga, além dos números, foi bom ver o comprometimento e a doação dos servidores. “Ser servidor público significa também isso, enxergar as necessidades da sociedade e fazer o seu melhor para atendê-las. É bom saber que estamos todos juntos, sem desanimar diante dos desafios. As equipes estão de parabéns, nosso muito obrigado a todos pelo empenho”.

O Diretor de Atendimento Clóvis de Castro Jr. também parabenizou as equipes pela ação. “Os servidores e gestores do Nordeste sempre se mostram preocupados com o bom atendimento aos cidadãos”, comentou.

O superintendente regional Marcos de Brito compareceu à APS Catolé (PB) e acompanhou o mutirão. Para Brito, a ação reforça o compromisso dos servidores do Nordeste com o bom atendimento à população. “Sabemos das dificuldades que enfrentamos, mas ações como esta reforçam que estamos comprometidos com o bom atendimento àqueles que procuram o INSS. Parabéns a todos.”

(Ivan Miranda Filho, Eduardo Guimarães e Matheus Soares
Assessoria de Comunicação Pernambuco)

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