Notícias

INSS: onze agências são transformadas em digital em Belém (PA)

Modelo extingue a tramitação de requerimentos em papel
publicado: última modificação:
muitas pessoas reunidas em torno de um computador; alguns olham para tela, outros olham uns para os outros

Servidores se preparam para iniciar os trabalhos do INSS Digital em Belém (PA)

Onze agências em Belém (PA) e região serão transformadas para o modo digital, a partir da próxima semana. Entre as oito unidades da capital, a Agência da Previdência Social Belém-Nazaré, localizada na Avenida Nazaré, nº 79, está pronta para iniciar os trabalhos e será apresentada ao público, nesta sexta-feira (20).

Polo de análise

A Gerência-Executiva do INSS em Belém (PA) também está implantando o Polo de Análise do INSS Digital.  A nova unidade vai funcionar na Avenida Nazaré nº 79, 5º andar. O Polo Digital de Belém é o segundo da Região Norte a entrar em funcionamento. O primeiro iniciou os trabalhos em 14 de julho, em Porto Velho (RO).

O Polo de Análise de Belém estará encarregado de finalizar os processos eletrônicos oriundos dos Acordos de Cooperação Técnica (ACT), firmados entre INSS e organizações representativas, públicas ou privadas. Também vai analisar os requerimentos do seguro-desemprego do pescador artesanal (SDPA) e os processos redistribuídos de agências Digitais que estiverem com excesso de demanda.

INSS Digital

O INSS Digital é uma nova forma de atendimento no INSS, que consiste na utilização do processo eletrônico para a análise dos benefícios, eliminando a tramitação física de papeis. Equipes da Gerência Belém finalizam a fase de capacitação para adotar o novo fluxo de processamento eletrônico dos requerimentos de benefícios. Com o novo modelo, toda a documentação do segurado será digitalizada e devolvida na hora. Em seguida, o processo será analisado de forma eletrônica, sem tramitação de documentos físicos.

Os principais resultados esperados são: ampliação do número de requerimentos e atendimentos remotos; redução do tempo de agendamento e do tempo de permanência dos segurados nas agências; redução das demandas judiciais; e maior agilidade na conclusão dos processos, em decorrência da distribuição da demanda entre as unidades digitais. Além de contribuir com a sustentabilidade, com a diminuição no uso de papel.

O INSS Digital abrange também o estabelecimento de Acordos de Cooperação Técnica (ACT) entre o Instituto e organizações representativas, públicas ou privadas, para facilitar o acesso aos serviços e ao reconhecimento dos direitos dos cidadãos. Com isso, o segurado vinculado a uma dessas organizações pode fazer o pedido de benefício diretamente na entidade, sem precisar ir a uma agência do INSS. Depois, os processos serão enviados, de forma eletrônica, para os Polos de Análise do INSS.

O projeto INSS Digital prevê, nessa primeira etapa, a criação de 27 polos de análise, em todo o país, além de transformar 300 agências do atual modelo para o modo digital.

 

INSS Digital: uma nova forma de atender ao cidadão

 

Serviço

INSS apresenta modelo digital – Belém (PA)

Avenida Nazaré, 79

Sexta-feira (20/10)

 

Informações para imprensa

Assessoria de Comunicação Social do INSS em Belém (PA)

Cellayne Brito

Contato: (91) 3216-5177, (91) 3216-5140, (91) 3216-5793