Notícias

Dia D: INSS participa de 4ª edição

Equipes do PEP de todo país se preparam para este momento sincronizado de inclusão social e profissional
publicado: última modificação:

Sexta-feira, 29 de setembro, é o Dia D – 4ª edição do Dia de Inclusão Social e Profissional das Pessoas com Deficiência e dos Beneficiários Reabilitados do INSS.

As equipes do Programa de Educação Previdenciária (PEP) de todo país se preparam para este momento sincronizado de inclusão social e profissional. As ações vão acontecer com o objetivo de inserir esses trabalhadores no mercado de trabalho.

Os eventos serão realizados nas Superintendências Regionais do Trabalho (SRTE`s), em parceria com o Sistema Nacional do Emprego (Sine) e órgãos governamentais.

 
O Dia D
O Dia D envolve um conjunto de eventos que ocorrem em diversas cidades, proporcionando espaços para o encontro entre pessoas com deficiência e reabilitados do INSS, que têm interesse em ingressar no mercado de trabalho, e as empresas que precisam cumprir as cotas de inclusão desse público prevista em lei.

Segundo a legislação, todas as empresas privadas com mais de 100 funcionários devem preencher entre 2 e 5% de suas vagas com trabalhadores que tenham algum tipo de deficiência. As empresas que têm de 100 a 200 funcionários devem reservar, obrigatoriamente, 2% de suas vagas para pessoas com deficiência; entre 201 e 500 funcionários, 3%; entre 501 e 1000 funcionários, 4%; empresas com mais de 1001 funcionários, 5% das suas vagas.

 
Ministério do Trabalho orienta pessoas com deficiência sobre o acesso às vagas disponíveis no mercado
Ministério promove Dia D de Inclusão de Pessoas com Deficiência
Saiba mais sobre o Dia D e acompanhe onde as ações acontecem