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INSS vai atender o público amanhã no ContrataSP

Evento visa incluir no mercado de trabalho pessoas com deficiência e reabilitados do INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai participar amanhã (18), das 9h às 17h, do ContrataSP, no Mackenzie, na Rua da Consolação, 930 (próximo à estação de metrô Higienópolis-Makenzie). O evento é promovido pela Prefeitura de São Paulo, com a participação de empresas interessadas em contratar pessoas com deficiência e reabilitados do INSS. Cerca de 500 empresas já confirmaram presença, disponibilizando aproximadamente 800 vagas para pessoas com deficiência.

No ContrataSP, os servidores do INSS vão dar informações sobre as aposentadorias da pessoa com deficiência; outros benefícios previdenciários, por exemplo, salário-maternidade, auxílio-doença e pensão por morte; e como contribuir para ter direito a esses, além de falar sobre os requisitos e procedimentos para solicitar benefícios assistenciais (BPC/LOAS). Também vão explicar como ter acesso aos serviços disponíveis nos canais remotos do INSS (telefone 135, site gov.br/meuinss e aplicativo para celular Meu INSS).

Pela internet, o trabalhador pode calcular quanto tempo falta para se aposentar por idade e valor do benefício, requerer benefícios e obter diversos comprovantes do INSS, entre outros serviços. O extrato previdenciário, que traz informações de vínculos de emprego e contribuições recolhidas, o extrato de crédito consignado e o histórico de pagamento do benefício são alguns documentos mais solicitados pelos cidadãos na ferramenta.

O atendimento do INSS faz parte do Programa de Educação Previdenciária (PEP), que tem o objetivo de disseminar o conhecimento previdenciário, por meio de parcerias e ações educacionais.

Pessoas com deficiência podem se inscrever antes – O ContrataSP vem sendo realizado desde o fim de 2017 pela Prefeitura de São Paulo e já está na 7.ª edição. Além do INSS, vão comparecer órgãos públicos e entidades que atuam no atendimento das pessoas com deficiência ou inserção delas no mercado de trabalho, como a Superintendência Regional do Trabalho e o Ministério Público do Trabalho.

As pessoas com deficiência e reabilitados do INSS que queiram se cadastrar para as vagas ofertadas pelas empresas devem levar RG, CPF, carteira de trabalho e currículo e, no caso dos reabilitados do INSS, laudo ou certificado da Reabilitação Profissional. Os interessados nessas vagas podem preencher antecipadamente o formulário pela internet, no endereço http://bit.ly/ContrataSP7candidatos.