Notícias

INSS vai atender o público na Estação Santo André da CPTM

Orientações sobre serviços e benefícios previdenciários vão ser realizadas na quarta (2) e quinta-feira (3)

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai prestar orientações ao público na quarta (2) e quinta-feira (3), das 9h às 15h, na Estação Santo André da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). O objetivo é divulgar os canais de atendimento do INSS (telefone 135, aplicativo Meu INSS para celular e site gov.br/meuinss), esclarecer dúvidas sobre aposentadorias, pensões e auxílios, entre outros benefícios previdenciários, e dar orientações sobre como contribuir para a Previdência.

Pela internet, a pessoa hoje tem acesso ao extrato que permite acompanhar suas contribuições recolhidas pela empresa em que trabalha ou por conta própria (extrato previdenciário – CNIS) e simular o tempo que falta para se aposentar e valor do benefício (simulação de aposentadoria), sem precisar ir a uma unidade do INSS. Também é possível requerer benefícios como aposentadoria, pensão e salário-maternidade pelo site ou pelo telefone 135. A pessoa somente é convocada se for necessário apresentar documentação.

Em média, o INSS costuma atender mais de 800 pessoas em eventos na CPTM. Essas ações começaram em 2013 e já foram realizadas nas estações Luz, Brás, Pinheiros, Barueri, Osasco, Jurubatuba, Santo Amaro, Palmeiras-Barra Funda e Itaim Paulista, entre outras. A participação do INSS tem o objetivo de disseminar o conhecimento previdenciário. Para isso, equipes do Programa de Educação Previdenciária (PEP) do Instituto fazem parceria com entidades e outros órgãos públicos.

Atendimento à imprensa:

Assessoria de Comunicação Social do INSS/SP

Fones: (11) 3544-3359/3434/3391/3548

Categorias: ,