Notícias

INSS vai dar orientações a partir de amanhã (9) na Estação Barra Funda da CPTM

De 9 a 11 de abril, público poderá tirar dúvidas sobre serviços e benefícios previdenciários


O INSS vai prestar orientações ao público amanhã (9), quarta (10) e quinta-feira (11), das 9h às 15h, na estação Barra Funda da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). O estande do INSS estará próximo do Serviço de Atendimento ao Usuário e das catracas de bloqueios de integração com o metrô. O objetivo é dar informações sobre os direitos e deveres previdenciários e sobre a utilização dos serviços oferecidos pelos canais remotos do INSS (telefone 135, site meu.inss.gov.br e aplicativo).

Nesses eventos, as informações mais procuradas pelo público são: regras de concessão de aposentadorias, pensões e auxílios, preenchimento de guias de contribuição, além de como obter o extrato previdenciário, que traz informações de vínculos de emprego e contribuições recolhidas, e os extratos de crédito consignado e de pagamento do benefício.

Desde 2013, o INSS já realizou ações de atendimento ao público nas estações da CPTM Tatuapé, Luz, Brás, Pinheiros, Barueri, Osasco, Jurubatuba, Santo Amaro, Palmeiras-Barra Funda e Itaim Paulista, entre outras. A média de presença é de mais de 800 pessoas por evento, totalizando até hoje um público de quase 15 mil trabalhadores atendidos.

Esse serviço do INSS faz parte do Programa de Educação Previdenciária (PEP) do Instituto, que tem como objetivo disseminar o conhecimento previdenciário, por meio de parcerias e ações educacionais.