Realizar Prova de Vida (Situações Excepcionais)

publicado 4 de novembro de 2018 17:28, última modificação 30 de novembro de 2018 10:07

Serviço que permite ao cidadão solicitar ao INSS a comprovação de vida, nas situações em que o banco não consegue realizar. Exemplo: o benefício está suspenso e com dados cadastrais desatualizados ou o benefício está cessado (interrompido) por não comprovação de vida.

 

Quem pode utilizar esse serviço?

  • Cidadão que necessite realizar prova de vida em situações excepcionais, como por exemplo, em caso de benefício suspenso e com dados cadastrais desatualizados ou cessado.

 

Etapas para realização desse serviço

  1. Acesse o site do Meu INSS
  2. Informe seus dados, clique em “não sou um robô” e depois em “continuar sem login”.
  3. Clique em “Novo requerimento” e digite no campo “pesquisar” a palavra “prova de vida” e selecione o serviço desejado.
  4. Compareça à unidade do INSS, no dia e hora marcados, com os documentos necessários.

 

Documentos originais necessários

  1. Procuração ou termo de representação legal, documento de identificação com foto e CPF do procurador ou representante, se houver;
  2. Documentos pessoais com foto do interessado;
  3. Termo de Responsabilidade, em caso de prova de vida realizada por procurador ou representante legal;
  4. Atestado de Vida para Comprovação perante o INSS emitido por Repartição Consular Brasileira, ou Formulário Específico de Atestado de Vida para o INSS, caso resida no exterior.
  5. Saiba mais sobre atestado de vida para quem reside no exterior.

 

Outras informações

Veja alguns serviços do Meu INSS:

 

Canais de prestação

meu.inss.gov.br

Telefone 135

Aplicativo Meu INSS: Google Play, App Store

 

Ficou alguma dúvida?

Em caso de dúvidas, ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135.

O serviço está disponível de segunda a sábado das 7h às 22h (horário de Brasília).