Notícias

PREVBarcos do Pará zarpam no mesmo dia para o Arquipélago do Marajó e para o Baixo-Amazonas

O PREVBarco de Santarém realiza a primeira viagem após a inauguração e o PREVBarco Belém cumpre o terceiro ciclo de navegações

As duas Unidades Móveis Flutuantes do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) – os PREVBarcos – vão zarpar no mesmo dia, segunda-feira (7), rumos a destinos diferentes. O PREVBarco II Santarém (PA) inicia sua primeira viagem de atendimento, após a inauguração,  seguindo para a cidade de Óbidos (PA), localizada no Baixo-Amazonas, distante 10 horas de navegação de Santarém. O atendimento começará na segunda-feira (8) e prossegue até terça-feira (16). O PREVBarco Belém I, por sua vez, inicia o terceiro ciclo de navegações de 2019, seguindo para o município de Cachoeira do Arari, no Arquipélago do Marajó (PA), de segunda-feira (8) até quarta-feira (10), com oito horas de navegação de Belém até o município.

PREVBarco II Santarém – A segunda cidade que a embarcação vai atender será Oriximiná, onde permanecerá de quarta-feira (17) até sábado (27).  São 42 dias de viagem. Além de Oriximiná, a segunda etapa da viagem também abrangerá as cidades de Terra Santa (de 29 a 30 de abril), e Faro (de 2 a 3 de maio), depois vai para Juruti (de 6 a 17 de maio), retornando a Santarém, no dia 18 de maio. A equipe é formada por sete servidores de várias Gerências do Brasil: Maria de Nazaré Lola de Souza (GEX-Belém), Adilson Carlos de Siqueira (GEX-Sinop-MT), Meyrydes Agynes do Nascimento (GEX-Feira de Santana-BA) – que vai a partir da cidade de Oriximiná (PA); Ivan Marcondes Dias (GEX-Guarulhos-SP), José Américo da Silva Coelho (GEX-Santarém-PA), José Augusto de Andrade Santos (GEX-Santarém) – que ficará na equipe somente na cidade de Óbidos e Anne Nazaré Guimarães Guedes, na Coordenação da viagem.

PREVBarco Belém I – Depois de Cachoeira do Arari, a embarcação vai ancorar no município de Muana (PA), após navegação por quatro horas, iniciando o atendimento aos muanaenses a partir de sexta-feira (12) até terça-feira (16). Na sequência, o PREVBarco Belém I viajará para o município de Limoeiro do Ajuru (PA), onde a equipe realizará o atendimento de quinta-feira (18) a sexta-feira (19). O retorno a Belém será no sábado (20). Essa viagem tem a duração de 14 dias. A previsão para a próxima viagem é para Oeiras do Pará, Curralinho e Bagre, com início para 5 de maio próximo. A equipe é composta pelos servidores das Agências da Previdência Social (APS) Rodolfo Cesar Lima (APS-Salinópolis), Igor Cesar Ferreira Reis (APS-São Sebastião da Boa Vista), Selma Fabrícia de Lima (APS-Cametá) e Maurício Da Silva e Silva (APS-Abaetetuba) e a gerente do PREVBarco Belém I é Denise Assunção.Nesse barco, todos os dias há palestra para os segurados sobre os benefícios previdenciários e, antes do acesso, ainda na fila de espera, ocorre uma sensibilização sobre o trabalho do INSS e como será o fluxo do atendimento.

No PREVBarco, o atendimento é feito aos segurados especiais, o pescador artesanal e o índio que exerce atividade rural e seus familiares. Além do público previdenciário, o INSS também atende a uma parcela da população abrangida pelo direito aos benefícios assistenciais previstos na Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), que destina o pagamento de um salário-mínimo a idosos com mais de 65 anos e a portadores de deficiência de baixa renda, promovendo a inclusão social. A equipe trabalha atendendo Aposentadorias (urbana e rural), Aposentadorias híbridas, Salário-Maternidade (urbano e rural), Pensão por Morte (urbano e rural), Amparo ao idoso (B-88), Amparo Social à pessoa com deficiência. Os demais serviços que são procurados são agendamentos diversos, verificação de empréstimos consignados, Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), cálculo de Guia da Previdência Social de contribuintes e tramitação de processos.(Rosangela Merabet/SCS/INSS/Pará).