Notícias

(RR) Pescador não precisou ir a Agência do INSS para requerer aposentadoria

Acordo de Cooperação Técnica coloca pescadores na era digital
publicado: última modificação:

O pescador artesanal Nilo Figueiredo Dantas Filho, 60 anos, foi o primeiro segurado em Roraima a requerer sua aposentadoria por idade sem precisar ir a uma Agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O requerimento foi possível por meio do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre o INSS e a Colônia dos Pescadores de Boa Vista – Z1 que visa facilitar o acesso aos serviços e ao reconhecimento dos direitos dos cidadãos.

De acordo com a chefe da Seção de Atendimento do INSS, Pastora Maria Almeida, a Colônia dos Pescadores de Boa Vista foi pioneira na assinatura do Acordo de Cooperação em que, o segurado vinculado a organização parceira pode fazer o pedido de benefício diretamente na entidade, sem precisar ir a uma agência do INSS.

“Foi a primeira instituição da região a enviar o protocolo de intenções e a assinar o ACT com o INSS, sendo que, no final do mês de outubro, realizamos o treinamento com os representantes da colônia dos pescadores para operacionalização dos sistemas de atendimento eletrônico e, recentemente, no dia 1º de novembro, realizaram com sucesso o primeiro atendimento de solicitação de aposentadoria, sem a necessidade de agendamento ou deslocamento a uma agência do INSS”, destacou Pastora.

Para o presidente da Federação dos Pescadores em Roraima, Rafael Pinheiro Pereira, isso é um marco para a instituição, pois facilita o requerimento de benefícios previdenciários, oferecendo mais comodidade aos segurados, além de fortalecer o elo entre as colônias e seus associados.

 

Informações para imprensa:
Gelbson Braga
(95) 4009-1606