Atualização de Dados Cadastrais do Beneficiário

publicado 5 de Fevereiro de 2018 10:49, última modificação 29 de Maio de 2019 19:10
É o serviço pelo qual o cidadão pode solicitar ao INSS a correção dos seus dados cadastrais e de contato.

Serviço que permite ao cidadão que receba algum benefício solicitar ao INSS a correção dos seus dados cadastrais, além de atualização da atividade nos casos de Empregado Doméstico, Contribuinte Individual, Facultativo ou Segurado Especial.

Vale esclarecer que a atualização de vínculos e contribuições previdenciárias do trabalhador é realizada somente quando é feito o pedido por um benefício.

Para ter acesso a este serviço, não é necessário comparecer a uma unidade do INSS (a solicitação e o recebimento podem ser feitos diretamente pela web).

 

 

Quem pode utilizar esse serviço?

O cidadão que recebe benefício no INSS e que precisa atualizar dados cadastrais, tais como: nome, nome da mãe, CPF, endereço, e-mail, telefone e etc.

 

Etapas para realização deste serviço

Acesse o Portal do Meu INSS

Faça login no sistema, escolha a opção Agendamentos/Requerimentos, Clique em “novo requerimento”. Digite no campo “pesquisar” a palavra “dados” e selecione o serviço desejado.

Clique em “Novo requerimento” e  digite no campo “pesquisar” a palavra “atualização” e selecione o serviço desejado.

Acompanhe o andamento pelo Meu INSS, na opção Agendamentos/Requerimentos.

O segurado será previamente comunicado nos casos em que for indispensável o atendimento presencial para comprovar alguma informação.

Documentos originais necessários

  • Documentos pessoais do interessado com foto;
  • Outros documentos cujas informações o cidadão pretenda atualizar no cadastro do INSS, como por exemplo, título eleitoral, certidões de nascimento ou casamento, comprovante de residência, etc.

Apenas se for solicitado:

  • Procuração ou termo de representação legal, documento de identificação com foto e CPF do procurador ou representante, se houver;

 

Outras informações

Veja alguns serviços do Meu INSS:

  • extrato previdenciário (Cadastro Nacional de Informações Sociais – CNIS);
  • extrato de pagamento de benefícios;
  • extrato de empréstimo consignado;
  • extrato para imposto de renda;
  • carta de concessão
  • consulta declaração de benefício.

 

Canais de Prestação

gov.br/meuinss

Telefone 135

Aplicativo para celulares Meu INSS

 

Ficou alguma dúvida?

Em caso de dúvidas, ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135.

O serviço está disponível de segunda a sábado das 7h às 22h (horário de Brasília).

 

Assuntos relacionados

Extrato para imposto de renda

Carta de concessão