Carta de Concessão do Benefício

publicado 4 de Fevereiro de 2018 09:59, última modificação 7 de novembro de 2018 16:03

Serviço que permite ao cidadão solicitar ao INSS o documento que informa a forma de cálculo do valor do seu benefício e fornece informações relativas ao banco responsável pelo pagamento.

Também é possível solicitar a carta de concessão do benefício pela internet,  sem precisar ir à unidade do INSS.

Quem pode utilizar esse serviço?

  • Cidadão que possui algum benefício do INSS.

Etapas para realização desse serviço

  1. Solicitação do serviço
  2. Pode ser realizada de duas formas:

Pela internet sem comparecimento à unidade do INSS

  1. Acesse o Portal do Meu INSS 
  2. Selecione a opção “ENTRAR” no canto superior direito da tela e realize seu cadastro.Caso seja seu primeiro acesso, faça seu cadastro, clicando no botão “LOGIN”, em seguida selecione a opção “CADASTRE-SE”, e crie sua senha com, no mínimo, 9 caracteres , pelo menos uma letra maiúscula, uma letra minúscula e um número.
  3. Ao acessar o sistema com sua senha, escolha a opção “Carta de Concessão”, do lado esquerdo da página, e emita o documento.

Com agendamento e comparecimento à unidade do INSS

  1. Acesse o Portal do Meu INSS
  2. Informe seus dados, clique em “não sou um robô” e depois em “continuar sem login”.
  3. Clique em “Novo requerimento”,  digite no campo “pesquisar” a palavra “carta” e selecione o serviço desejado.
  4. Compareça à unidade do INSS, no dia e hora marcados, com os documentos necessários.

 Documentos originais necessários

  • Procuração ou termo de representação legal, documento de identificação com foto e CPF do procurador ou representante, se houver;
  • documentos pessoais do interessado com foto;

 

Outras informações

Veja alguns serviços do Meu INSS:

Extrato previdenciário (Cadastro Nacional de Informações Sociais – CNIS);

Extrato de pagamento de benefícios;

Extrato de empréstimo consignado;

Extrato para imposto de renda;

Consulta declaração de benefício.

Canais de prestação:

meu.inss.gov.br

Telefone 135

Aplicativo para celulares Meu INSS

 

Ficou alguma dúvida?

Em caso de dúvidas, ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135.

O serviço está disponível de segunda a sábado das 7h às 22h (horário de Brasília).