Atualização de Dependentes para Imposto de Renda

publicado 31 de outubro de 2018 18:09, última modificação 13 de junho de 2019 17:00

Serviço que permite ao cidadão solicitar ao INSS a atualização das informações referentes aos dependentes no seu benefício, para abatimento do Imposto de Renda.

Para ter acesso a este serviço, não é necessário comparecer a uma unidade do INSS (a solicitação e o recebimento podem ser feitos diretamente pela web).

Quem pode utilizar esse serviço?

Beneficiário que tenha descontado o valor do Imposto de Renda no seu benefício.

 

Etapas para realização deste serviço

  1. Acesse o portal do Meu INSS
  2. Faça login no sistema, escolha a opção Agendamentos/Requerimentos, Clique em “Novo requerimento”, digite no campo “pesquisar” a palavra “imposto de renda” e selecione o serviço desejado.
  3. Acompanhe o andamento pelo Meu INSS, na opção Agendamentos/Requerimentos.
  4. O segurado será previamente comunicado nos casos em que for indispensável o atendimento presencial para comprovar alguma informação.

 

 Documentos originais necessários

  • Certidão de Casamento/Nascimento de requerente/cônjuge/companheiro (a) e Certidão de Nascimento de filhos até 21 anos;
  • Declaração de Imposto de Renda, do Titular, referente ao exercício do ano anterior, para os demais dependentes.

 Apenas se for solicitado:

  • Procuração ou termo de representação legal;
  • Documento de identificação com foto e CPF do procurador ou representante, se houver;

 

Outras informações

Veja alguns serviços do Meu INSS:

 

Canais de Prestação

gov.br/meuinss

Telefone 135

Aplicativo Meu INSS: Google Play, App Store

 

Ficou alguma dúvida?

Em caso de dúvidas, ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135.

O serviço está disponível de segunda a sábado das 7h às 22h (horário de Brasília).