Bloqueio/Desbloqueio do Benefício para Empréstimo

publicado 4 de novembro de 2018 20:51, última modificação 23 de agosto de 2019 16:02

Serviço que permite ao cidadão solicitar ao INSS o desbloqueio ou o bloqueio do seu benefício para realizar empréstimos consignados.

Para ter acesso a este serviço, não é necessário comparecer a uma unidade do INSS (a solicitação e a confirmação do requerimento podem ser feitos diretamente pela web).

Os benefícios concedidos a partir de 01/04/2019 estarão bloqueados para a realização de operações de créditos consignados e cartões de crédito – por 90 dias (IN 100/2018) – até que haja autorização expressa por parte de seu titular ou representante legal.

Quando houver transferência de benefício – TBM, por meio da Agência da Previdência Social (APS) ou instituição financeira pagadora, o benefício também ficará bloqueado por 60 dias a contar da data da transferência.

É possível, a qualquer tempo, bloquear seu benefício para empréstimos.

Quem pode utilizar esse serviço?

  • O titular de aposentadoria ou pensão por morte que deseje bloquear ou desbloquear seu benefício para empréstimo consignado no INSS. Benefícios concedidos a partir de 1º de abril de 2019, somente 90 dias após a concessão.

 

Etapas para realização desse serviço

  1. Acesse o portal do Meu INSS
  • Faça login no sistema, escolha a opção Agendamentos/Requerimentos.
  • Clique em “Novo requerimento”, digite no campo “pesquisar” a palavra “desbloqueio” e selecione o serviço desejado.
  • O segurado será previamente comunicado nos casos em que for indispensável o atendimento presencial para comprovar alguma informação.

2. Acompanhe o andamento pelo Meu INSS, na opção Agendamentos/Requerimentos.

 

Documentos originais necessários

 Apenas se for solicitado:

  • Termo de representação legal, documento de identificação com foto e CPF do representante, se houver;

 

Outras informações

Veja alguns serviços do Meu INSS:

 

Canais de prestação:

gov.br/meuinss

Telefone 135

Aplicativo Meu INSS: Google Play, App Store

 

Ficou alguma dúvida?

Em caso de dúvidas, ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135.

O serviço está disponível de segunda a sábado das 7h às 22h (horário de Brasília).