Alteração de Forma de Pagamento

publicado 31 de outubro de 2018 17:54, última modificação 13 de junho de 2019 16:46

Serviço que permite ao cidadão solicitar a alteração na forma de pagamento de conta-corrente/poupança para cartão de benefício.

Para ter acesso a este serviço, não é necessário comparecer a uma unidade do INSS (a solicitação e o recebimento podem ser feitos diretamente pela web).

Nos casos em que o segurado optar pelo recebimento em conta bancária, a alteração deverá ser realizada na rede bancária.

 

Quem pode utilizar esse serviço?

  • Cidadão que recebe algum benefício do INSS.

 

Etapas para realização desse serviço

    1. Acesse o site do Meu INSS.
    2. Faça login no sistema, escolha a opção Agendamentos/Requerimentos, Clique em “novo requerimento”, “atualizar”,  atualize os dados que achar pertinentes, e clique em “avançar”. Digite no campo “pesquisar” a palavra “pagamento” e selecione o serviço desejado.
    3. Acompanhe o andamento pelo Meu INSS, na opção Agendamentos/Requerimentos.
    4. O segurado será previamente comunicado nos casos em que for indispensável o atendimento presencial para comprovar alguma informação.

 

Documentos originais necessários

  • Estar de posse do nome do banco, número da agência, número e tipo (poupança, conta corrente, individual ou conjunta) da conta de depósitos.

Apenas se for solicitado

  • Procuração ou termo de representação legal, documento de identificação com foto e CPF do procurador ou representante, se houver;

 

Outras informações

Contrato com o INSS : o recebimento de benefício em conta bancária somente é possível se o banco escolhido tiver contrato com o INSS para pagamento de benefícios;

Escolha do banco : o banco deve estar localizada no mesmo Estado onde se encontra a agência do INSS responsável pela manutenção do benefício;

 

Canais de Prestação

gov.br/meuinss

Telefone 135

Aplicativo Meu INSS: Google Play, App Store

 

Ficou alguma dúvida?

Em caso de dúvidas, ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135.

O serviço está disponível de segunda a sábado das 7h às 22h (horário de Brasília).