Meu INSS: Perguntas Frequentes

publicado 21 de Fevereiro de 2018 16:02, última modificação 4 de Janeiro de 2019 09:33

Confira respostas às perguntas mais frequentes relativas a dificuldades para acessar o Meu INSS e seus serviços.

1) Como faço para ter acesso aos meus extratos e informações previdenciárias disponibilizadas no site Meu INSS?

Acesse o Meu INSS.

Escolha o serviço ou extrato que você deseja consultar.

Você precisa se autenticar (fazer login) no site, informando seu CPF e a senha que você criou.

Clique no botão FAZER LOGIN no centro da tela ou no botão LOGIN no canto superior direito da tela.

Primeiro Passo: Se é o seu primeiro acesso, faça seu cadastro e crie sua senha.

Na janela que se abre, clique no botão CADASTRE-SE. Após preencher com seus dados pessoais e responder as perguntas sobre suas informações profissionais presentes nas bases de dados da Previdência Social, uma senha inicial será fornecida. Anote a senha inicial. Ela será necessária para cadastrar sua senha definitiva. Em seguida, altere por uma senha definitiva de sua escolha.

2) Como responder as perguntas da autenticação?

As perguntas são utilizadas para identificar o cidadão e garantir segurança para gerar o código de acesso ao Meu INSS. Para respondê-las tenha em mãos documentos que contenham informações sobre seu histórico profissional, comprovantes de contribuição à Previdência Social, benefícios que possa ter recebido, como por exemplo, Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), carnês, Guia da Previdência Social (GPS), extrato CNIS.

3) Se eu não conseguir gerar a senha provisória o que faço?

  • Você pode aguardar 24 horas e realizar uma nova tentativa no site;
  • Você pode obter o código inicial do Cidadão.br no Internet Banking do seu banco, caso ele possua o serviço. Os seguintes bancos estão autorizados:
    • Banco do Brasil: Acesse bb.com.br>servicos>previdencia social>senha meu inss>nai
    • Banrisul: Acesse banrisul.com.br>Menu Serviços > Criar Código INSS
    • Bradesco: Acesse bradesco.com.br>Outros Serviços > Documentos > INSS – Cadastrar Código Inicial de Acesso ao Portal Meu INSS (NAI).
    • Itaú: Acesse itau.com.br > Previdência > INSS > Cadastrar senha inicial de acesso ao Portal Meu INSS
    • Mercantil do Brasil
    • Santander: Acesse santander.com.br> Outros Produtos > Demais Serviços > NAI – Núcleo de Autenticação Interbancária
    • Sicredi
  • Ou ir até uma Agência da Previdência Social (APS), pessoalmente ou por meio de um(a) procurador(a)*, e solicitar a senha provisória para acesso ao Meu INSS. Você receberá a senha na triagem, não necessitando aguardar para ser atendido por um servidor. No seu primeiro acesso, você precisará trocar a senha recebida por uma senha definitiva.

*Mais informações sobre Procuração

4) Como trocar a senha provisória pela definitiva?

Após escolher o serviço ou extrato que você deseja consultar, clique no botão FAZER LOGIN no centro da tela ou no botão LOGIN no canto superior direito da tela. Na janela que se abre, informe o seu CPF e a senha provisória. Marque no quadrado Não sou um robô. Clique no botão ENTRAR. Você será direcionado para uma página para trocar a senha. Nessa janela informe:

  1. O seu CPF;
  2. Senha Inicial: a senha provisória;
  3. Nova Senha: uma senha criada por você, para utilizar toda vez que acessar o site;

Observação: a senha deve conter no mínimo 9 caracteres, e possuir letra minúscula, letra maiúscula e números. Exemplo de senha: Maria1985

  1. Confirmar nova senha: repetir a senha que você criou;
  2. Clique no quadrado Não sou um robô;
  3. Clique no botão ALTERAR.

Na mensagem “Senha alterada com sucesso!”, clique no link clique aqui.

Agora você irá se autenticar com a nova senha, que é a senha definitiva para acesso ao Meu INSS.

5) Como definir uma senha definitiva?

Você deve criar uma sequência de letras e números que tenha alguma lógica para você. Isso possibilitará lembrar-se da senha sempre que for acessar o site.

A senha definitiva deve ser formada por letras minúsculas, letras maiúsculas e números. Além disso, deve ter no mínimo 9 caracteres.

Letra minúscula: a, b, c, d, e, f…

Letra maiúscula: A, B, C, D, E, F…

Números: 1, 2, 3, 4, 5, 6…

Exemplos de senhas:
Maria1985
Bahia2018
Familia01

6) Não consigo gerar a senha porque aparece a mensagem “Existem divergências nos dados cadastrais”. O que isso significa?

Isso ocorre porque foi identificada uma simples divergência de dados cadastrais. Por exemplo: alteração no nome após casamento, data de nascimento divergente, etc. Nesse caso, basta comparecer a uma Agência da Previdência Social – APS, pessoalmente ou por meio de um(a) procurador(a)*, e solicitar a senha provisória para acesso ao Meu INSS. Você receberá a senha na triagem, não necessitando aguardar para ser atendido por um servidor. Caso haja necessidade de alterar os dados cadastrais para emissão da senha provisória, a ação será executada sem necessidade de prévio agendamento.

*Informações sobre procuração na página https://www.inss.gov.br/orientacoes/procuracao/

7) Ao solicitar um extrato, se aparece a mensagem “Não foi possível acessar o sistema. Verifique se os dados estão corretos.”, o que devo fazer?

Isso ocorre porque você está acessando uma versão antiga do site. O navegador de internet guarda o histórico dos sites que são acessados. Portanto, quando temos uma nova versão do Meu INSS, torna-se necessário limpar o cache de navegação.

Para isso, pode-se abrir uma janela anônima/privativa toda vez que for acessar o site ou limpar o cache do navegador de internet.

Recomendamos que para acessar o Meu INSS seja utilizado o navegador Google Chrome ou Mozilla Firefox.

 

Para abrir uma janela anônima no Google Chrome:

  1. Abra o navegador Google Chrome;
  2. Clique nos três pontinhos que aparecem no canto superior à direita ;
  3. Clique na opção “Nova janela anônima”.

 

Para limpar o cache do Google Chrome:

  1. Abra o navegador Google Chrome e clique nos três pontinhos que aparecem no canto superior à direita ;
  2. Clique na opção “Mais Ferramentas”;
  3. Clique no submenu “Limpar dados de navegação…”;
  4. Na janela que se abre, certifique-se que o item “Imagens e arquivos armazenados em cache” esteja marcado e clique no botão “Limpar Dados”.

 

Para abrir uma janela privativa no Mozilla Firefox:

  1. Com a janela do navegador Mozilla Firefox aberta, abra o Menu, clicando no último ícone localizado na margem superior à direita, representado por três traços ;
  2. Clique na opção “Nova janela privativa”.

 

Para limpar o cache do Mozilla Firefox:

  1. Com a janela do navegador Mozilla Firefox aberta, abra o Menu, clicando no último ícone localizado na margem superior à direita, representado por três traços ;
  2. Clique em “Opções”;
  3. Na página que se abre, clique no canto superior à esquerda no item “Privacidade e segurança”;
  4. Localize no título “Histórico”, a opção “Limpar seu histórico recente”;
  5. Na janela que se abre, certifique-se que o item “Cache” esteja marcado e clique no botão “Limpar agora”.

 

Confira a versão para impressão em PDF

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