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Recurso

publicado 3 de Janeiro de 2018 10:34, última modificação 30 de novembro de 2018 09:26

Serviço que permite ao cidadão solicitar ao INSS nova análise do seu pedido caso não concorde com a decisão.

O prazo para apresentar recurso é de 30 dias após tomar conhecimento do resultado que deseja contestar.

 

Quem pode utilizar esse serviço?

  • Cidadão que não concorde com a decisão do INSS sobre a sua solicitação.

 

Etapas para realização deste serviço

Pode ser realizada de duas formas:

a. Pela internet sem comparecimento à unidade do INSS

  • Acesse o site do Meu INSS
  • Selecione a opção “login” no canto superior direito da tela e realize seu cadastro no Meu INSS.
  • Caso seja seu primeiro acesso, faça seu cadastro, clicando no botão “login”, em seguida selecione a opção “Cadastre-se”, e crie sua senha com, no mínimo, 9 caracteres , pelo menos uma letra maiúscula, uma letra minúscula e um número.
  • Ao acessar o sistema com a senha, escolha a opção Agendamentos/Requerimentos, Clique em “Novo requerimento”, digite no campo “pesquisar” a palavra “recurso” e selecione o serviço Recurso – Atendimento a distância”.
  • Informe os dados solicitados, conclua sua solicitação e então acompanhe o andamento pelo Meu INSS, na opção Agendamentos/Requerimentos.

b. Com agendamento e comparecimento à unidade do INSS

1- Acesse o site do Meu INSS

  • Informe seus dados, clique em “não sou um robô” e depois em “continuar sem login”.
  • Clique em “Novo requerimento”, digite no campo “pesquisar” a palavra “recurso” e selecione o serviço desejado.

2. Compareça à unidade do INSS, no dia e hora marcados, com os documentos necessários.

 

Documentos originais necessários

  1. Procuração ou termo de representação legal, documento de identificação com foto e CPF do procurador ou representante, se houver;
  2.  Documentos pessoais do interessado com foto;
  3. Documento assinado, explicando os motivos, de acordo com a legislação, pelos quais o cidadão discorda da decisão do INSS.
  4. Outros documentos que o cidadão queira adicionar (exemplo: simulação de tempo de contribuição. petições, etc.).

 

Outras informações

Recurso pelos correios: Você também pode solicitar recurso por via postal, enviando pelos Correios os motivos pelos quais não concorda com a decisão emitida, e anexando os eventuais novos documentos que possam fundamentar o seu pedido e reverter a decisão do INSS. As cópias dos documentos devem ser autenticadas, mas caso não deseje autenticar, deverá comparecer à agência para apresentação dos documentos originais.

Última instância: Caso já exista um recurso julgado por uma das Juntas de Recurso (1ª instância) e exista a possibilidade de entrar com novo pedido, este deverá ser enviado à Câmara de Julgamentos.

 

Canais de prestação:

meu.inss.gov.br

Telefone 135

Aplicativo Meu INSS: Google Play, App Store

 

Ficou alguma dúvida?

Em caso de dúvidas, ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135.

O serviço está disponível de segunda a sábado das 7h às 22h (horário de Brasília).