Solicitar Valor não Recebido até a Data do Óbito do Beneficiário

publicado 5 de novembro de 2018 11:09, última modificação 14 de junho de 2019 15:33

Serviço que permite ao cidadão solicitar ao INSS o pagamento de valores não recebidos até a data do falecimento do beneficiário.

Para ter acesso a este serviço, não é necessário comparecer a uma unidade do INSS (a solicitação e o recebimento podem ser feitos diretamente pela web).

Quem pode utilizar esse serviço?

  • Herdeiros do beneficiário falecido.

 

Etapas para realização desse serviço

1. Solicitação do serviço

  • Acesse o site do Meu INSS
  • Faça login no sistema, escolha a opção Agendamentos/Requerimentos
  • Clique em “Novo requerimento”, digite no campo “pesquisar” a palavra “não recebido” e selecione o serviço desejado.
  • O segurado será previamente comunicado nos casos em que for indispensável o atendimento presencial para comprovar alguma informação.

2. Acompanhe o andamento pelo Meu INSS, na opção Agendamentos/Requerimentos.

Documentos originais necessários

  • Documentos de identificação e CPF do requerente.
  • Certidão de Óbito do Beneficiário (original ou cópia autenticada).
  • Alvará judicial ou partilha por escritura pública.
  • Declaração de anuência, em caso de mais de um herdeiro, indicando um recebedor (opcional).

OBS: Em caso de dependente já habilitado à pensão por morte do beneficiário falecido, a documentação acima é dispensada.

 Apenas se for solicitado:

  • Procuração ou termo de representação legal, documento de identificação com foto e CPF do procurador ou representante, se houver;

 

Outras informações

Veja alguns serviços do Meu INSS:

 

Canais de prestação:

gov.br/meuinss

Telefone 135

Aplicativo Meu INSS: Google Play, App Store

 

Ficou alguma dúvida?

Em caso de dúvidas, ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135.

O serviço está disponível de segunda a sábado das 7h às 22h (horário de Brasília).