Notícias

Unidades do INSS em São Paulo celebram os 95 anos da Previdência Social

Ações ocorrerão nas agências e também em espaços públicos

De São Paulo (SP) – Para comemorar os 95 anos da Previdência Social, celebrados amanhã, 24 de janeiro, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está promovendo neste mês uma série de ações de orientação e informação, além de ministrar palestras sobre temas específicos para o público que comparecer em suas unidades de atendimento. Algumas outras ações ocorrerão também em locais de grande concentração de pessoas. Todos os eventos são realizados por técnicos das equipes do Programa de Educação Previdenciária (PEP) do INSS, cujo objetivo é disseminar informações sobre a importância da contribuição previdenciária para garantir direitos a aposentarias e auxílios, além de pensão por morte aos dependentes.

Ações nas agências do INSS:

Em Ribeirão Preto, hoje (23) e amanhã (24), os segurados que comparecerem em qualquer uma das duas unidades do INSS na cidade receberão informações sobre o Meu INSS – a central de serviços do INSS – , os novos valores de contribuição e a importância da contribuição para a Previdência Social para garantir o direito a benefícios como aposentadorias e auxílios, além de pensão para os dependentes. As pessoas receberão folhetos explicativos sobre os serviços previdenciários, informativos e brindes, como bonés, sacolas, porta-moedas, canetas e estojos. As unidades do INSS em Ribeirão Preto estão localizados na Avenida Coronel Quito Junqueira, 61, Campos Elíseos, e Rua Amador Bueno, 479, Centro.

Amanhã (24), servidores das agências do INSS em Lins, Mirassol, Monte Aprazível, Novo Horizonte, Santa Fé do Sul e Taubaté prestarão informações ao público sobre as formas de acesso aos serviços do Portal do INSS e os novos valores de contribuição. As pessoas poderão, ainda, tirar dúvidas sobre os benefícios previdenciários.

Na unidade do INSS em São João da Boa Vista, também amanhã (24), será servido um café da manhã, com orientação e distribuição de brindes ao público. Já em São Vicente, litoral de São Paulo, além de informação e orientação, o público poderá assistir a uma palestra sobre a contribuição do segurado facultativo.

No decorrer do mês de janeiro, mais unidades do INSS farão ações de orientação e informação ao público. São elas: APS Mirandópolis (de 23 a 25), APS Valparaiso (de 23 a 26), APS Pirajuí (dias 24 e 25), APS Osasco (dia 26), APS Andradina e APS Cotia (29), APS Carapicuiba (dia 30) e APS Santos (dia 31). Em Santos, nesse dia, haverá ainda uma palestra sobre contribuição para o segurado facultativo.

Além das ações de informação e orientação, que ocorrem em guichês específicos para esse fim, algumas agências do INSS promovem palestras sobre os serviços previdenciários, direitos e deveres do cidadão perante à Previdência Social, canais remotos, etc. Essas palestras são ministradas na sala de espera, enquanto os segurados aguardam seu atendimento.

Desde ontem (22), a Agência do INSS em Araras está promovendo palestra sobre os benefícios previdenciários, divulgando Meu INSS. Elas ocorrerão diariamente até sexta-feira (26).

Em São José do Rio Preto, a palestra ocorrerá amanhã (24) e será dirigida aos funcionários do Senac, Sesc, Sesi, Senat, Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, Sindicatos do Comércio, Sindicato da Rede Hoteleira, Unimed, Hospital de Base, Hospital Santa Casa e Grupo Facchini, além de advogados. Os temas abordados serão benefícios, contribuição, carência e canais remotos de atendimento, além de assistirem a uma apresentação sobre o aniversário da Previdência Social.

Também amanhã (24) serão ministradas palestras sobre os benefícios previdenciários, mudança no valor da contribuição, Meu INSS, etc, nas agências do INSS em Barretos, Fernandópolis e Promissão. Na Agência do INSS em Pereira Barreto, a palestra ocorrerá na quinta-feira (25).

Eventos externos

Na capital paulista, para comemorar o aniversário dos 95 anos da Previdência Social, as Gerências-Executivas do INSS São Paulo-Norte e São Paulo-Sul realizarão palestras voltadas a públicos e locais distintos. Servidores da Gerência-Executiva São Paulo-Norte vão promover, a partir das 9h, uma atividade física aos usuários do Parque da Água Branca, e, na sequência, ministrarão palestra sobre os benefícios previdenciários. As duas atividades ocorrerão na área coberta que existe no parque, que fica na Avenida Francisco Matarazzo, 455, Água Branca. Já os servidores da Gex São Paulo-Sul vão realizar palestra sobre o mesmo assunto no Sebrae Capital Sul, na Avenida Adolfo Pinheiro, 712, Santo Amaro.

Em Osasco, região metropolitana de São Paulo, servidores do INSS do município estarão de plantão, até quinta-feira (25), no Poupatempo, das 10h às 15h. Eles vão auxiliar no cadastro de senha de acesso no site meu.inss.gov.br, prestar informações e orientações e tirar dúvidas da população. O Poupatempo fica na Avenida Hilário Pereira de Souza 664,Vila Iara.

Para prestar esclarecimentos sobre os benefícios previdenciários e divulgar os canais remotos do INSS, a Gerência Executiva do INSS em Santo André vai realizar palestra na quarta-feira, 24, às 9h30, no Centro de Referência de Assistente Social (Cras) Vila Luzita, na Estrada do Pedroso, 2.366, Vila Luzita, Santo André.

95 anos

A Previdência Social completa, na quarta-feira (24), 95 anos de proteção ao trabalhador e sua família, mesma data em que se comemora o Dia Nacional do Aposentado. Criada pela Lei Eloy Chaves, em 1923, a Previdência paga todos os meses quase 34,5 milhões de aposentadorias, auxílios e pensões e transfere R$ 41 bilhões à economia de milhares de municípios brasileiros. No Estado de São Paulo, são mais de 7,6 milhões de benefícios pagos mensalmente, o que corresponde a um gasto de R$ 11 bilhões.

 

Informações para Imprensa:

Nelmar Rocha

E-mail: acssp@inss.gov.br
Telefone: (11) 3544-3434

 

Tags:
Categorias: